Santuário do Senhor do Bonfim recebe título de regularização fundiária

15/08/2017 - Jarbas Coutinho/ Karen Bugano

O governo do Estado, por meio do Instituto de Terras do Tocantins-Itertins, corrigiu uma morosidade histórica e tornou realidade uma reivindicação antiga da Mitra Diocesana de Porto Nacional, ao entregar o Título Definitivo da área do Santuário do Senhor do Bonfim. O governador Marcelo Miranda entregou nesta terça-feira, 15, no Santuário, com a presença da primeira-dama do Estado, deputada federal Dulce Miranda, o presidente do ITERTINS Júlio César Machado, entre outras autoridades.

De posse do documento, Dom Romualdo Matias Kujawiski, bispo da Diocese de Porto Nacional, agradeceu pela conquista. "Agradeço ao governador, foi uma providência de Deus esse ato", destacou.

Para o governador Marcelo Miranda, a entrega do documento teve um significado especial. "O Senhor do Bonfim nos deu mais essa oportunidade, desta vez, de entregar à Mitra esse título. É uma vitória de todos. Uma emoção muito grande estar junto dos milhares de romeiros nesse lugar abençoado. É uma demonstração da nossa fé, e mais ainda, de agradecimentos pelas graças e pela renovação de nossas esperanças”, declarou.

Dulce Miranda também reforçou a importância do Título Definitivo. "Há mais de dois séculos, as pessoas vêm aqui fazer e também cumprir as suas promessas pelas graças recebidas, então esse título pertence a todos", disse a primeira-dama.

O presidente do Itertins, Júlio César ressaltou “entregamos aos fiéis do Senhor do Bonfim a documentação das terras para que ali possam exercer a fé e a confiança num governo que pauta suas atividades no apoio àqueles que mais necessitam” conclui o presidente.

Santuário

A área total do Santuário do Senhor do Bonfim, que fica localizado no município de Natividade, na região sudeste do Tocantins, é de pouco mais de 61 hectares e a titulação se arrastava desde 1991.

Atualmente, cerca de 30 famílias vivem no local, segundo o reitor do Santuário, padre Leomar Sousa.

Festejo

O Festejo do Senhor do Bonfim é realizado há mais de dois séculos e deu origem à primeira igreja do povoado, em 1750. De acordo com os dados históricos, um vaqueiro encontrou uma imagem do Senhor do Bonfim em cima de um toco de árvore e a levou para Natividade, no entanto, ela voltou a aparecer inexplicavelmente no mesmo local.

Como a imagem do Santo não parava na cidade, os devotos começaram a realizar a caminhada até o local onde está localizado o pequeno povoado. O local é visitado por milhares de devotos do Tocantins e até de outros estados. Muitos percorrem longas distâncias a pé até o Santuário, para agradecer pela graça recebida.

O encerramento da festa ocorrerá no dia 17, com a Missa dos Romeiros, que é um dos momentos de maior emoção dos 11 dias de oração no local.