Governo entrega títulos de regularização fundiária em Goiatins

13/11/2017 - Karen Bugano

O Governo do Estado do Tocantins, por meio do Instituto de Terras do Tocantins entregou, neste domingo,12, títulos de regularização fundiária rural em Goiatins. Beneficiando com a ação, cerca de 20 agricultores do município.

Os títulos foram entregues em comemoração ao aniversário do município de Goiatins. A área de 2.680,8830ha (Dois mil, seiscentos e oitenta hectares, oitenta e oito ares e trinta centiares), localizada na Fazenda Santo Antônio, lote 63, foi dividida em 20 parcelas que deu origem aos títulos que foram entregues aos posseiros. A ocupação de algumas famílias ocorreu, em 1940, passando essas terras de pai para filho, uma vez que as famílias trabalham no cultivo e criação de animais, garantindo assim condições para algumas gerações.

Dona Josefa Cirqueira, que mora na área desde 1940 disse “Cresci nessas terras, casei, tive meus filhos, netos e bisnetos, eu agradeço a todos por esse título.Estou feliz da vida pois agora tenho algo para deixar para meus netinhos e posso continuar plantando e tendo minhas criações com sossego”.

“Com regularização, os interessados podem acessar as linhas de crédito do governo e instituições financeiras para o incremento de seus cultivos, as políticas de assistência técnica para desenvolverem a melhor forma de cultivo e aproveitamento da terra, além de dar uma maior segurança aos que agora podem se intitular como proprietários de suas áreas”, destacou o Presidente do Itertins Júlio César.

A solenidade ocorreu na Praça do mercado, no centro da cidade. Estavam presentes a Deputada Federal Dulce Miranda, Deputado Federal César Halun, Deputado Federal Lázaro Botelho, Deputado Estadual Amélio Cayres, Deputado Estadual Elenil da Penha, a líder do governo na Assembléia Legislativa Deputada Valderez Castelo Branco, Secretário de Articulação Política João Emídio, Presidente do Itertins Júlio César, Prefeito de Goiatins Antônio Luiz, Prefeitos de Brasilândia Ricardo Dias, Prefeito de Palmeirantes Charles, Vice-Prefeito de Araguaína Fraudineis, Ex-Prefeito de Goiantins Neudir Saurim, Ex-Prefeito da Barra do Ouro Gilmar Cavalcante e o Presidente da Câmara de Vereadores de Goiatins Max Cruz, e demais autoridades.